PODER DE PUNIR E A JUSTIÇA RESTAURATIVA SOB A PERSPECTIVA DAS NAÇÕES UNIDAS: ENSAIO A LUZ DO ACESSO À JUSTIÇA E OS DIREITOS DAS PERSONALIDADE

Autores

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo discutir a relação entre a obra de Michel Foucault "Vigiar e Punir", o acesso à justiça e os direitos da personalidade. Ao examinar a evolução da punição e o papel do sistema de justiça criminal na regulamentação do comportamento social, busca-se destacar como certos atores exercem mais poder do que outros na esfera jurídica. Além disso, argumenta-se que os princípios da justiça restaurativa, que buscam reparar o dano causado pelo comportamento criminoso em vez de simplesmente punir o infrator, podem ajudar a melhorar o acesso à justiça e a proteção dos direitos da personalidade, quando se fala em punição e solução adequada de conflitos sociais. Assim, busca-se contribuir para a discussão em curso sobre a interseção entre as ideias de Foucault e o sistema jurídico, defendendo uma compreensão mais abrangente e matizada das dinâmicas de poder, com o uso da Justiça Restaurativa como meio de acesso à justiça e proteção dos direitos da personalidade. Para tanto, a metodologia adotada tem por norte o método dedutivo, e baseia-se na técnica de pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Daniela Menengoti Gonçalves Ribeiro, UniCesumar

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Cesumar (UniCesumar). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com período de pesquisa (doutorado sanduíche) na Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne, França.

Manoel Abrantes, Unicesumar

Graduado em Direito pela UEM - Universidade Estadual de Maringá (2018). Mestrando em Ciências Jurídicas com ênfase em Direitos da Personalidade pela Unicesumar - Universidade Cesumar (2023).

Ana Claudia Rossaneis, Faculdade Autônoma de Direito

Doutoranda em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito. Mestre em Ciências Jurídicas com ênfase em Direitos da Personalidade pela UniCesumar – Universidade Cesumar (2015). Graduada em Direito pela UEM – Universidade Estadual de Maringá (2012). Docente da UniCesumar – Universidade Cesumar. Docente Temporária da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa de Pós-graduação lato sensu em Direito Civil da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Menengoti Gonçalves Ribeiro, D., Abrantes, M. ., & Rossaneis, A. C. (2023). PODER DE PUNIR E A JUSTIÇA RESTAURATIVA SOB A PERSPECTIVA DAS NAÇÕES UNIDAS: ENSAIO A LUZ DO ACESSO À JUSTIÇA E OS DIREITOS DAS PERSONALIDADE. Delictae Revista De Estudos Interdisciplinares Sobre O Delito, 8(14). Recuperado de https://delictae.com.br/index.php/revista/article/view/212

Edição

Seção

Dossiê: Prisão, Institucionalização e Política Criminal -Editor: Alexis Brito