POLÍTICA DE PREVENÇÃO CRIMINAL EM SÃO PAULO:

Reflexões sob a perspectiva constitucional de segurança cidadã.

Autores

  • Humberto Barrionuevo Fabretti Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Beatriz dos Santos Funcia

Palavras-chave:

Sistema prisional., Reincidência., Vigilância., Políticas públicas., Prevenção., Cidadania.

Resumo

A taxa de encarceramento do Brasil é uma das mais altas do mundo, sendo a reincidência uma das temáticas interligadas ao sistema prisional. Recentemente, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo expediu Resolução que cria um sistema de monitoramento e prevenção à reiteração criminal paulista, sob o pretexto de trazer melhoria na segurança pública da população, além de prever a compilação de dados para elaboração de políticas públicas na área da segurança. O objetivo primordial da pesquisa é a análise da política de prevenção à reiteração criminal de egressos do sistema carcerário paulista, a partir da Resolução nº 021, de 11 de abril de 2023 expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e do arcabouço teórico das políticas públicas aplicadas na área de segurança. Conclui-se que a proposta paulista de redução da reiteração criminal dos egressos do sistema prisional possui tônica excludente, distante de medidas que visem a garantia de direitos que deve guiar as políticas de segurança sob a ótica cidadã. A prevenção criminal almejada pela proposta, a partir do controle e vigilância de egressos e pessoas com histórico criminal, é inviável, a partir de apostas que tenham como norte a restrição de direitos e desrespeito à ordem democrática.

Biografia do Autor

Humberto Barrionuevo Fabretti, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Criminologia, Direito Penal e Direito Processual Penal na Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Pesquisador Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Segurança Pública e Cidadania”. Advogado Criminalista.

Beatriz dos Santos Funcia

Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Segurança Pública e Cidadania”. Coordenadora-Adjunta do Grupo de Estudos Avançados em Criminologia do IBCCRIM/SP.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Barrionuevo Fabretti, H., & dos Santos Funcia, B. (2023). POLÍTICA DE PREVENÇÃO CRIMINAL EM SÃO PAULO:: Reflexões sob a perspectiva constitucional de segurança cidadã. Delictae Revista De Estudos Interdisciplinares Sobre O Delito, 8(14). Recuperado de https://delictae.com.br/index.php/revista/article/view/218

Edição

Seção

Dossiê: Prisão, Institucionalização e Política Criminal -Editor: Alexis Brito